Conheça o Carlos Alberto, conhecido como Mestre Laranjeira, que foi o professor de boxe do Projeto Jagun Esportes em Parelheiros.
O Mestre Laranjeira é natural da Bahia e, como ele mesmo define: “criado na Ilha de Itaparica e casado no Quilombo Flores, na Chapada Diamantina”. Iniciou sua trajetória no esporte com a capoeira, ainda na sua cidade natal, vindo de uma família de capoeiristas. Quando chegou em São Paulo, já havia praticado boxe, mas foi quando se aperfeiçoou melhor e tornou-se, além de mestre de capoeira, treinador de boxe.
Confira o bate bola que a equipe da Afroesporte fez com ele e seus ensinamentos para os mais jovens!

Orgulho com o esporte
“O esporte por si só já diz tudo, é transformador e curativo. Nós, que praticamos boxe, somos resistência. Um exemplo disso é quando eu peguei Covid e consegui resistir a essa doença, meu corpo aguentou.
E, além disso, o esporte ensina para as crianças não somente a técnica, mas ações de cidadania, respeito e a valorização da família.”
Um conselho
“Eu sempre ensino aos meus alunos por meio da prática esportiva como fugir da violência e falo pra eles as consequências que isso pode trazer para eles. Além de ressaltar como o esporte deixa a vida da gente mais saudável”.
Sobre o projeto Jagun
“O Projeto Jagun foi importante porque nos deu a chance de ficar mais próximo destas crianças e adolescentes, um contato que a gente gosta muito e valoriza”.
Principais ensinamentos aos alunos
“Procuro ensinar sempre o que é a vida, a não buscar pela violência e alertá-los também sobre o racismo, que já é um mal impregnado e precisamos falar sobre isso para que essas crianças cresçam sabendo o que é o certo e errado e o mal que a discriminação faz com as pessoas”.

História que emociona
“As histórias são várias. Um dia chegou um pai com uma filha aqui e, ao me ver, disse para a menina: ‘olha minha filha, esse é o mestre Laranjeiras que salvou muita gente aqui’. Fiquei emocionado em ouvir e ele ficou feliz de ver que eu estava treinando sua filha. E isso acontece com outras mães e pais, que chegam aqui e, ao saberem que eu sou o professor, sentem-se seguros em deixar seus filhos, porque já treinaram comigo, me conhecem.”
Mensagem para as crianças
“O esporte vai dar pra gente um respaldo para a vida inteira. Tudo começa na infância, se a sua infância é saudável, você vai chegar saudável na idade avançada. Pratiquem esportes e fujam daquilo que faz mal, como as drogas por exemplo, fujam disso”.
Sobre o projeto Jagun Esportes nas Comunidades
O projeto baseia-se em promover aulas regulares e oficinas transversais para crianças e adolescentes pretos. Além disso, também promove corrida/caminhada para adultos, em situação de vulnerabilidade social, ministradas por profissionais qualificados, com a finalidade de desenvolvimento social, educacional e esportivo.
Desde a sua criação, o Afroesporte tem um objetivo muito certo: dar visibilidade e impulsionar a carreira de atletas negros e LGBTQIAPN+ através do empreendedorismo esportivo. Por isso, o lançamento da primeira etapa do projeto será na comunidade de Parelheiros, com a missão de plantar um novo olhar do esporte como instrumento de empoderamento.
Com mais de 15 anos de atuação, o Instituto Cidadania Através do Esporte, Educação e Cultura (CADES) é uma Organização sem fins lucrativos que nasceu do ideal de democratizar o acesso ao esporte e promover os valores do esporte educacional.
Um agradecimento especial do Projeto Jagun ao Mestre Laranjeira e aos professores do bairro de Parelheiros. O trabalho de vocês fez a diferença!
________________________
Leia mais:
________________________
Sobre o Nu
O Nu é a maior plataforma de banco digital do mundo fora da Ásia, atendendo a mais de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência.
A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes.
Fique de olho na nossa página @afroesporte ou no nosso site https://www.afroesporte.com/ para saber as próximas ações.
__________________________________________________________
Yorumlar